A cabina é um ambiente específico para pintura e secagem dos objetos pintados.
A cabina é um ambiente específico para pintura e secagem dos objetos pintados. Funciona em um ambiente de leve pressão positiva e é composta das partes descritas a seguir.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS BASE.
Pela base se entende os trabalhos em baixo da cabine, ou os trabalhos necessários para o escoamento do ar de exaustão de dentro da cabine. São disponíveis três tipos de bases:
- Base metálica pré-fabricada
- Base em alvenaria (pavimento formado por um piso em alvenaria interrompida foi coberto com grades que permitem que o ar se
escape para o exterior da cabina)
- Escoamento lateral de ar (como indicado na fotografia). Facilita notavelmente o trabalho de carga e descarga, eliminando o trabalho de
construção de poços e garantindo um piso de concreto que é de facilmente limpado e assegura uma melhor funcionalidade da cabina.
FRENTES DE ACESSO
- Frente com 4 portas
- Frente lateral
- Dupla frente
- Frente motorizada
- Diafragma interno (Frente de fechadura interna da cabina que permite a separação das áreas
de trabalho, ou mesmo a parcialização dos sistemas-planta, para a utilização econômica, na
ausência de meios de grandes dimensões).
PAREDES PERIMETRAIS
São constituídos de um “sandwich” de placa tratada, internamente preenchida com material termo isolante e auto-extiguível. Na parte interna dos painéis, constituídos de paredes laterais, podem ser inseridos tetos equipados com tubos de néon, a fim de iluminar o ambiente de trabalho de forma otimizada.
PLENUM E TELHADO DA CABINA
Acima das paredes laterais encontram-se os filtros produzidos com material altamente filtrante através dos quais passa o fluxo de ar que entra na cabina.