Projetado e construído para filtração de neblina e fumos oleosos produzidos por processos mecânicos com refrigerante, óleo integral ou emulsões oleosas, o filtro modelo G.F.T. garante filtração quase total destes
poluentes, respeitando às vigentes normas européias.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DE FUNCIONAMENTO E SISTEMA FILTRANTE
A purificação é realizada segundo duas etapas sucessivas colocadas abaixo:

Câmera de sedimentação com separação de gotas
A separação de gotas, constituída de uma série de aletas adequadamente moldadas para mais dobras, tem a finalidade de separar, prioritariamente, o óleo captado do ar. Tal óleo é coletado em um subjacente funil de descarga.

1) PRIMEIRA ETAPA: PREFILTRAÇÃO
Nessa fase, que tem a finalidade de parar as partículas mais grosseiras e de evitar a sobrecarga do segundo estágio, tem-se uma célula de metal com estrutura de chapa metálica galvanizada, que contém como filtro uma rede fina sobre camadas alternadas.

SEGUNDA ETAPA: FILTRAÇÃO COM MULTIBOLSA DE MICROFIBRA
A filtração é feita por uma série de bolsas colocadas em paralelo, no qual, esse meio filtrante é empregado um feltro em microfibra de vidro ancorado à uma fina camada de material sintético não costurado, colocado sobre o lado de saída do ar purificado.

O FILTRO DE ASPIRAÇÃO É ESSENCIALMENTE CONSTITUÍDO POR:
• Estrutura em camadas robustas com espessura apropriada
• Portão de manutenção comum, por meio desse é possível remover rapidamente os cartuchos filtrantes para a limpeza e substituição periódica das partes filtrantes.
• Base formada de acoplamento de drenagem do óleo captado.
• Câmera de sedimentação com separador de gotas metálicas
• Primeira etapa: Pre-filtração
• Segunda etapa: filtração

Para testar o nível de entupimento dos elementos filtrantes, é utilizado um medidor diferencial de pressão, este indica a pressão diferencial entre a área contaminada antes da filtração e a área limpa já filtrada. No final, o ar purificado é totalmente expelido a partir do filtro de sucção e introduzido no meio ambiente através de tubulações e um caminho de saída do estabelecimento.

FUNCIONAMENTO
Durante o funcionamento normal, o ar entra no coletor de pó, através da saída, e atravessa os elementos filtrantes. A poeira é coletada sobre a superfície externa dos elementos e o ar purificado flui através do centro dos elementos, até alcançar a câmera de ar limpa, onde sai através da boca aspirante.

FILTRO-GFT